domingo, 29 de maio de 2011

Quintal das lembranças



Torquato Neto - o anjo torto

Torquato Neto nasceu no dia 9 de novembro de 1944 em Teresina, capital do Piauí. Aos 16 anos de idade, Torquato mudou-se para Salvador e frequentou juntamente com Gilberto Gil, seu futuro parceiro em várias canções, o Colégio Nossa Senhora da Vitória. Também na capital baiana entrou em contato com Caetano, Bethânia e o Cinema Novo de Glauber Rocha, tendo participado como assistente no filme Barravento.

A amizade com os baianos da Tropicália seguiu quando mudou-se para o Rio de Janeiro, a então capital federal. Estudou jornalismo, mas não chegou a se formar. Fortemente envolvido com o cinema marginal, as artes plásticas, a Tropicália e os poetas de vanguarda do movimento concretista, Torquato Neto funcionava como um disseminador de ideias entre os diferentes polos.

No final dos anos 60 viu-se obrigado a sair do país. A ditadura cada vez mais extremista empurrava para o exílio as melhores cabeças do país. Torquato Neto andou por Londres e Estados Unidos até retornar ao Brasil, no início dos anos 70. Cada vez mais isolado - de um lado a ditadura, e do outro, a patrulha ideológica esquerdista - acabou rompendo com a maioria daqueles que considerava seus amigos.

Um dia depois do seu aniversário de 28 anos, Torquato Neto cometeu suicídio. Após voltar de uma festa, deixou a mulher dormindo no quarto, ligou o gás da cozinha e trancou-se no banheiro. No dia seguinte, foi encontrado morto, trazendo consigo um bilhete onde se lia: "Tenho saudade, como os cariocas, do dia em que sentia e achava que era dia de cego. De modo que fico sossegado por aqui mesmo, enquanto durar. Pra mim, chega! Não sacudam demais o Thiago, que ele pode acordar". Thiago era o seu filho de três anos de idade.


Cogito
 
eu sou como eu sou
pronome
pessoal intransferível
do homem que iniciei
na medida do impossível

eu sou eu sou
agora
sem grandes segredos dantes
sem novos segredos dentes
nesta hora

eu sou como eu sou
presente
desferrolhado indecente
feito um pedaço de mim

eu sou como eu sou
vidente
e vivo tranquilamente
todas as horas do fim




Nenhuma Dor
 
Minha namorada tem segredos
Tem nos olhos mil brinquedos
De magoar o meu amor

Minha namorada muito amada
Não entende quase nada
Nunca vem de madrugada
Procurar por onde estou

É preciso, ó doce namorada
Seguirmos firmes na estrada
Que leva a nenhuma dor

Minha doce e triste namorada
Minha amada idolatrada
Salve-salve o nosso amor


Let´s Play That
 
quando eu nasci
um anjo louco muito louco
veio ler a minha mão
não era um anjo barroco
era um anjo muito louco, torto
com asas de avião
eis que esse anjo me disse
apertando a minha mão
com um sorriso entre dentes
vai bicho desafinar
o coro dos contentes
vai bicho desafinar
o coro dos contentes
let´s play that


Vida e obra de Torquato Neto: www.torquatoneto.com.br

Torquato Neto por Jards Macalé e Paulo José
  

Nenhum comentário: