terça-feira, 22 de setembro de 2015

O homem nu

Virou notícia instantânea: por volta das 12:30 horas desta terça-feira, um homem completamente nu foi visto caminhando tranquilamente pelas imediações do bairro Floresta, em Belo Horizonte.

Não conheço a capital mineira, tampouco o dito bairro, mas em uma pesquisa rápida (menos de um minuto), pude constatar tratar-se de um local onde residem pessoas ordeiras e trabalhadoras em sua esmagadora maioria. Ao que me consta, até mesmo o escritor Carlos Drummond de Andrade lá residiu por alguns anos.

Quanto ao nosso personagem, nada do que foi registrado pelos curiosos seria capaz de desabonar sua reputação, a não ser a insólita situação em que se encontrava em razão da ausência de vestes.

Em dado momento, foi visto fazendo alguns alongamentos, coisa absolutamente normal em se tratando de exercícios físicos altamente recomendáveis, visto que proporcionam maior flexibilidade muscular. Fora isso, nada digno de nota.

Pelo horário, talvez estivesse procurando algum local para almoçar após ter discutido com a esposa, em que pese a remotíssima chance de ser admitido em qualquer estabelecimento em razão da ausência de trajes. Ou ainda, tenha sido apenas um protesto silencioso contra o consumismo desenfreado da nossa sociedade, que hoje paga um alto preço em razão da ingerência que se instalou na administração do país.  

Quiçá estivesse apenas com calor, afinal de contas o aquecimento global está aí, acreditem ou não, e é bem capaz que o nosso personagem esteja apenas antecipando uma tendência, pois é certo que com o aumento gradativo das temperaturas, inevitavelmente seremos obrigados a diminuir a quantidade de peças do nosso vestuário.

Enfim, não sei qual foram os seus motivos, mas o saúdo pela coragem, caro amigo mineiro, pois não há vergonha alguma em sair por aí totalmente despido quando se é um cidadão de bem, cumpridor das suas obrigações. Triste é constatar que em contraposição à sua nudez, homens e mulheres bem trajados, vestindo ternos e sapatos das mais caras grifes, têm feito desta terra uma pátria que nos últimos tempos somente desperta vergonha em seus filhos. 

* * *

Gurupi, 22 set 2015.

Nenhum comentário: