sexta-feira, 8 de abril de 2011

Johnny Cash: o homem de preto

(Kingsland, 26 de fevereiro de 1932 — Nashville, 12 de setembro de 2003)


O velho Cash não fazia concessões. Foi cantor de country, porém não usava roupas coloridas. Foi contemporâneo de Elvis Presley e Jerry Lee Lewis, mas olhava com desdém pra esses caras. Cash deu algumas dicas que foram fielmente seguidas pelo pupilo Bob Dylan. Por um longo período suportou o vício de anfetaminas e outras drogas. Foi casado com June Carter por 35 anos. O velho Cash gostava de visitar presídios e cantar para os condenados. Ele teve treze filhos, sendo doze mulheres e um homem. A voz do velho Cash soava como um eco rouco no interior de uma caverna escura. Certo dia, Cash encontrou com Deus, mas disse a Ele que só iria para o céu usando suas vestes negras. E assim o homem de preto partiu numa viagem sem volta.

Man In Black

Well, you wonder why I always dress in black,
Why you never see bright colors on my back,
And why does my appearance seem to have a somber tone.
Well, there's a reason for the things that I have on.

I wear the black for the poor and the beaten down,
Livin' in the hopeless, hungry side of town,
I wear it for the prisoner who has long paid for his crime,
But is there because he's a victim of the times.

I wear the black for those who never read,
Or listened to the words that Jesus said,
About the road to happiness through love and charity,
Why, you'd think He's talking straight to you and me.

Well, we're doin' mighty fine, I do suppose,
In our streak of lightnin' cars and fancy clothes,
But just so we're reminded of the ones who are held back,
Up front there ought 'a be a Man In Black.

I wear it for the sick and lonely old,
For the reckless ones whose bad trip left them cold,
I wear the black in mournin' for the lives that could have been,
Each week we lose a hundred fine young men.

And, I wear it for the thousands who have died,
Believen' that the Lord was on their side,
I wear it for another hundred thousand who have died,
Believen' that we all were on their side.

Well, there's things that never will be right I know,
And things need changin' everywhere you go,
But 'til we start to make a move to make a few things right,
You'll never see me wear a suit of white.

Ah, I'd love to wear a rainbow every day,
And tell the world that everything's OK,
But I'll try to carry off a little darkness on my back,
'Till things are brighter, I'm the Man In Black.

Homem de Preto (tradução)

Bom, você imagina por que sempre me visto de preto,
Por que nunca vê cores brilhantes nas minhas costas,
E por que minha aparência parece ter um tom sombrio.
Bom, existe uma razão para as coisas que visto

Eu visto o preto pelo pobre e oprimido,
Vivendo no lado faminto e sem esperança da cidade,
Eu o visto pelo preso que há muito tempo já pagou pelo seu crime,
Mas está lá porque ele é uma vítima dos tempos.

Eu visto o preto por aqueles que nunca leram,
Ou escutaram as palavras que Jesus pronunciou,
Sobre a estrada para a felicidade através do amor da caridade
Por que, você pensaria que Ele está falando diretamente para você e eu.

Bom, nós estamos indo muito bem, eu suponho,
Na nossa fileira de carros reluzentes e roupas da moda,
Mas, então, somos lembrados daqueles que são excluídos,
Na frente, tem que existir um homem de preto.

Eu visto pelo velho doente e solitário,
Pelos descuidados que se tornaram frios por causa de uma péssima experiência
Eu visto preto em luto pelas vidas que poderiam existir,
A cada semana perdemos cem bons homens jovens

E eu visto pelos milhares que morreram,
Acreditando que o Senhor estava do lado deles,
Eu visto pelos outros milhares que morreram,
Acreditando que todos nós estávamos do lado deles.

Bom, existem coisas que nunca serão certas, eu sei,
E coisas que precisam de mudanças em qualquer lugar que você vá,
Mas, até nós começarmos a nos mexer para endireitarmos algumas coisas certas,
Você nunca me verá usando um terno branco.

Ah, eu adoraria vestir um arco-íris todos os dias,
E dizer para o mundo que tudo está ok,
Mas tentarei retirar um pouco da escuridão das minhas costas,
Até as coisas serem brilhantes, eu sou o homem de preto.

Ring of fire

Ghost riders in the sky

Hurt (música da banda Nine Inch Nails) - última música gravada pelo velho Cash

Um comentário:

Anônimo disse...

Asking questions are truly fastidious thing if you are not understanding something completely, but this article offers fastidious understanding yet.


My page - paydayloanshut1a.Com