segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Show Opinião


Vários “Brasis” dialogando juntos no mesmo palco

1964. Em abril daquele ano o país experimentava o início dos anos de chumbo da ditadura militar. Musicalmente falando, a bossa nova ainda era o gênero mais conhecido, e agora admirado, no mundo inteiro.

Todavia, a bossa nova já não mais guardava o mesmo frescor de 1958, ano oficial do seu nascimento. Cada vez mais distante da tradição de música popular, a bossa nova era vista como um gênero elitizado, e até certo ponto enfadonho, buscando repetir as fórmulas de sucesso do passado.

Eis que em dezembro de 1964 o Grupo Opinião, fundado por Oduvaldo Viana Filho (Vianinha) e Ferreira Gullar, entre outros, organizou na cidade do Rio de Janeiro o lendário Show Opinião, que contava com a participação de Nara Leão (posteriormente substituída por Maria Bethânia), João do Vale e Zé Kéti.

Nara Leão foi o grande expoente feminino da bossa nova. Nascida numa família de classe média alta, Nara viveu boa parte da sua vida em Copacabana. E foi justamente ela uma das grandes responsáveis pela revitalização do gênero, vez que rompeu com certos preconceitos da época e gravou compositores populares como Cartola, Zé Kéti e Nelson Cavaquinho, bem como flertou com a Jovem Guarda, chegando a gravar Erasmo e Roberto Carlos.

Por sua vez, Zé Kéti foi um legítimo representante do Rio de Janeiro periférico e favelado. Seu nome figura no olimpo dos grandes compositores de samba. Traço marcante das composições do sambista carioca são as letras de protesto. Por outro lado, Zé Kéti é um exímio cronista do cotidiano, retratando com bom humor as dificuldades vivenciadas pelos moradores de morros e favelas.

João do Vale, nascido no interior do Maranhão, sintetizava a música sertaneja nordestina. Para muitos, e com justiça, seu nome encontra-se na mesma linhagem de compositores como Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Semi-analfabeto, descendente de escravos, João do Vale soube reproduzir com forte sentimento poético as agruras vividas pelo sertanejo nordestino.


Clique aqui e baixe o Show Opinião.

Créditos do link by Loronix.

Nenhum comentário: